Código de conduta do Tilde.pt

tl;dr: Sorri digitalmente para o próximo. Pensa nas palavras que usas. Pensa bem no conteúdo que publicas e publicitas.

1. Propósito

Um dos objetivos principais do Tilde.pt é ser inclusivo para o maior número possível de pessoas, com as mais diversas e variadas proveniências. Como tal, estamos determinados a providenciar um ambiente seguro e hospitaleiro para todas e todos, sem olhar a género, orientação sexual, capacidades, etnia, estatuto sócio-económico e religião (ou falta dela).

Este código de conduta delineia as expectativas que temos para todas e todos os que participam nesta comunidade, bem como as consequências para comportamentos inaceitáveis.

Convidamos todos os que participam no Tilde.pt a ajudar na criação de experiências seguras e positivas para todos.

2. A visão do Tilde.pt

O Tilde.pt existe para providenciar um espaço seguro, divertido e não-preconceituoso para fazer crescer uma comunidade digital intencional, e para cada pessoa poder explorar tendências criativas, curiosidades técnicas e interações inusitadas.

Numa era pós-Facebook, cabe às pequenas comunidades reunirem-se e trabalharem em conjunto para criar espaços fora do mundo das "redes sociais" mediadas por grandes empresas e presas à lógica da publicidade.

Para esse fim, o tilde.pt luta por ser uma comunidade radicalmente inclusiva onde pessoas de todas as proveniências se podem cruzar para aprender em conjunto, entreter-se com as criações dos outros e ter umas boas conversas.

Comportamentos a ter

Comportamentos não aceites

Os comportamentos não aceites incluem: palavras ou ações intimidatórias, ameaçadoras, abusivas, discriminatórias ou aviltantes por parte de qualquer participante no tilde.pt, seja online, em eventos relacionados ou em comunicação individual levada a cabo em relação a projetos que digam respeito ao tilde.pt.

Consideramos como comportamentos abusivos: comentários preconceituosos ou nocivos relacionados com o género, idade, orientação sexual, raça, tendência religiosa, deficiência física ou psicológica, uso inapropriado de nudez ou conteúdos de cariz sexual em espaços públicos (tal como páginas públicas no tilde.pt), intimidação deliberada, stalking ou perseguição, perturbação continuada do trabalho de outros, e abordagens sexuais não consensuais.

5. Consequências dos comportamentos inaceitáveis

Comportamentos inaceitáveis por parte de qualquer membro da comunidade, incluindo admins e outras pessoas com poder de decisão, não vão ser tolerados.

É esperado que qualquer pessoa que receba um aviso para parar com um comportamento inaceitável o faça imediatamente. Os admins do tilde.pt podem tomar a ação que sentirem adequada, incluindo a exclusão temporária ou permanente de quem viole estas premissas, sem aviso.

6. Se te deparares ou fores alvo de comportamentos inaceitáveis

Se fores alvo ou testemunha de comportamentos inaceitáveis, ou se tiveres preocupações de outro tipo, vê a informação de contacto abaixo.

Há também disponibilidade total para ajudar no contacto com autoridades.

7. Endereçar discordâncias

e sentes que foste falsamente ou injustamente acusada/o de violar este código de conduta, usa a informação de contacto abaixo para enviar uma descrição concisa da tua discordância.

8. Âmbito

Contamos que todas e todos os participantes do tilde.pt sigam este código de conduta enquanto:

9. Contacto

Admins do tilde.pt:

10. Licença e atribuição

Este código de conduta (CoC) foi traduzido e adaptado do CoC do tilde.town, que por sua vez é baseado no citizencodeofconduct.org sob os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike.