Princípios do Tilde.pt

Isto é um rascunho, ainda estamos num profundo processo de edição até chegarmos ao que realmente queremos dizer. – a&r

O /home é a nossa casa

O Tilde.pt é experiência social, é palco de auto-publicação, e é meio de envolvimento íntimo com as entranhas do digital. Alimenta-o a reverência pela cultura hacker e as ferramentas históricas que, pese embora a falta de glamour de uma linha de comandos, ainda têm muito para nos mostrar na segunda década do milénio.

Este servidor é feminista

O Tilde.pt é um servidor feminista -- uma servidora, porque não. E uma servidora feminista...

As limitações podem ser uma coisa boa

TODO

Podemos ser orgulhosamente amadores

O profissional e o eficiente estão bem presentes nas nossas vidas e preocupações; o Tilde.pt é um bom local para as deixar à porta, e embaraçar-nos divertidamente a deitar coisas abaixo com a nossa azelhice a usar a shell. Muitas vezes sentimos que aprendemos mais nesse processo talvez mais infantil do que nos nossos locais de trabalho e contextos convencionais de aprendizagem.

Tecnologia para as pessoas / Um espaço para aprender em conjunto

Ao publicar guias e ajudas, queremos facilitar os meios para quaisquer comunidades poderem aprender a montar e correr os seus próprios servidores de acordo com as suas necessidades, objetivos e princípios. Tentamos contextualizar as nossas escolhas tecnológicas social, política e economicamente, de forma a podermos alargar o nosso conhecimento e a evitar A Melhor Maneira™ de fazer as coisas e o solucionismo. É por isso que gostamos de software livre e open source como um ponto de partida e de tentar providenciar documentação para outras pessoas poderem aprender também.