E se saltássemos já o resto desta década e começássemos a próxima?
@ano@bolha.one https://bolha.one/@ano/114783289801520574Então e a sondagem para a #musiquinta amanhã, hm?
@miugnutos@bolha.oneAcho que não é a primeira vez que falo desta música numa #musiquinta mas se o tema é #anime é difícil que a escolha não seja esta:
#CowboyBebopFrancisco Ferreira da #ZERO:
“A União Europeia (UE) está a dizer adeus à ambição climática. Esta semana, em contraste com sinais evidentes de um clima em alteração com temperaturas recordes em toda a Europa, a Comissão Europeia apresentou, com meses de atraso, a meta climática para 2040, propondo uma redução de pelo menos 90% das emissões face a 1990. No entanto, esta meta inclui mecanismos de flexibilidade, como créditos de carbono internacionais e compensações intersectoriais, que enfraquecem a ambição necessária num momento crítico de agravamento da crise climática. Este atraso compromete também as metais europeias para 2035 a aprovar na COP30 no Brasil no final deste ano e enfraquece a liderança global da UE ao sinalizar falta de determinação política. Estas flexibilidades inaceitáveis, pois permitem desresponsabilizar setores emissores e adiar a transição, ignorando recomendações científicas que apontavam para reduções entre 90% e 95% sem tais mecanismos. A proposta surge num contexto político adverso após as eleições europeias de 2024, com um recuo climático generalizado, tendo a Comissão optado por um compromisso frágil para evitar confrontos com governos menos ambiciosos, como os da Polónia e Hungria. Esta é uma oportunidade perdida de promover a liderança climática europeia."1/2 #criseclimática“Para estar em linha com o Acordo de Paris, a União Europeia deveria ambicionar a neutralidade climática já em 2040, com cortes reais dentro do território europeu, sem compensações externas, garantindo uma transição justa para os setores mais vulneráveis e, no fundo, um investimento na competitividade europeia no longo prazo. O Governo português, que também já está a baixar a ambição ao pretender reduções mais leves das emissões numa primeira fase por parte da UE é chamado a exigir mais ambição e uma governação climática transparente, reforçando a urgência de medidas consistentes num momento em que a Humanidade não pode esperar por meias-medidas."
2/2A newsletter pode ser subscrita aqui: https://zero.ong/newsletter/#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 26 
Ainda na saga do “caminhar no sentido oposto ao necessário”, “Aeroporto de Lisboa: voos a meio da noite duplicam”
It’s that time again, I’ve just rotated my #twtxt feed!
Find June’s twts at the feed: https://tilde.pt/~marado/twtxt-2025M06.txt , or see them on the web: https://tilde.pt/~marado/twtxt-2025M06.html
O caminho que a Hungria fez é o percurso que está a ser feito noutros países - sim, incluindo Portugal. Ler este retrato da Hungria é também ver um retrato do futuro: um futuro que devemos lutar para evitar.
@EsquerdaNet@EsquerdaNet https://masto.pt/@EsquerdaNet/114801020505237941
46 Mapas debaixo do sol!
“O #JornalMAPA 46 sai para as ruas já com um partido fascista como segunda força política no parlamento da democracia representativa e não podia deixar de olhar para esse fenómeno, assim como ao à vontade da extrema-direita grupuscular. Por outro lado, porque é quando se fecham portas que se abrem janelas, decidimos focar especialmente em lugares de dissidência. A luta queer é um dos exemplos da importância de reclamar a origem utópica e radical das resistências. E hoje, contra o pinkwashing dos EuroPrides, afirma-se a solidariedade com a Palestina, que nunca será esquecida.
Neste mundo e num país em que o autoritarismo ganha força, importa manter um olhar sobre quem procure activamente fazer a sua vida de outro modo cultivando a autonomia. Nesse ponto não podíamos deixar de destacar o recém-saído documentário «Agroecologia em movimento», de João Garrinhas, um retrato sobre o movimento português das Associações para a Manutenção da Agricultura de Proximidade (AMAP), sobre grupos auto-organizados de produtorxs e consumidorxs. Entrevistamos, ainda neste contexto, a nova revista Poucaterra, que pugna por acesso à terra, agroecologia e convivialidade (uma leitura a juntar à revista Flauta de Luz, com o nº 11 já nas livrarias).”
Mais uma derrota contra o uso comum. ![Screenshot do dicionário: " software software |softuére| nome masculino [Informática] Conjunto de programas, processos, regras e, eventualmente, documentação, relativos ao funcionamento de um conjunto de tratamento de informação, por oposição a hardware. Origem: palavra inglesa, de soft, mole + ware, mercadoria. Plural: softwares. " A parte do plural está sublinhada.](https://media.ciberlandia.pt/ciberlandia-media/media_attachments/files/114/812/949/690/517/379/original/036703a2d4548e15.jpg)
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 27 
Espantem-se, afinal temos mesmo um problema com emigrantes: em particular um problema em respeitar os seus direitos humanos.
Os #ECTL voltam em Julho com o tema “Ambientes virtualizados em Linux”.
𝗙𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗟𝗮𝗺𝗲𝗴𝗼 📚
A Câmara Municipal de Lamego volta a promover a 𝗙𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗟𝗶𝘃𝗿𝗼 📚👩🏫 no Parque Isidoro Guedes, oferecendo um programa enriquecido com uma grande variedade de atividades culturais.
Este evento, que funcionará numa 𝗹ó𝗴𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝘁í𝗺𝘂𝗹𝗼 à 𝗹𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮, constitui uma das grandes apostas, na vertente literária, desta autarquia, decorrendo de 12 a 20 de julho.
#FeiraDoLivro #Lamego #bookstodon 
Vi um artigo (quase publicitário, mas ainda assim interessante) sobre a nova fábrica de discos de #vinil em #Portugal.
O artigo é interessante, mas o número que me chamou a atenção e merece destaque é mesmo uma nota de rodapé já quase fora do tema…
https://www.publico.pt/2025/07/09/local/noticia/porto-volta-fabrica-vinil-faz-discos-mundo-2138417 
Ontem, partidos na AR propuseram e debateram medidas para apoiar viticultores do #Douro 🍇, depois de a 02 de julho pequenos e médios produtores se terem manifestado, na Régua, para alertar para dificuldade no escoamento da uva e a venda a preços baixos, enquanto os custos de produção sobem.
Quais são as propostas e soluções?
O PS quer uma linha de apoio financeiro aos viticultores.
O PCP quer a fixação de preços indicativos mínimos, a manutenção do benefício e a limitação das importações de vinho a granel.
O CH quer uma linha de crédito mas para as cooperativas e empresas", não para os viticultores.
O PAN (que parece achar que uvas para vinho e de mesa é tudo o mesmo) quer
“maior clarificação na atribuição da rotulagem e certificação” e que o excedente da uva possa ser comprado pelos municípios e disponibilizado nos refeitórios locais - além de um plano de mitigação e adaptação do setor aos efeitos das alterações climáticas.
A IL concorda com o Governo: se a vinha não está a dar, arranca-se a vinha.
CDS acha que é continuar o que anda a ser feito.
PSD diz que o “Governo está a trabalhar há meses num plano específico para o Douro”, mas pelas afirmações durante o protesto o plano deve ser “arrancar vinha”.
BE alterta para as tarifas do Trump.
Livre quer “soluções novas”.
JPP só confirma que o stock está cheio.
Acho que esta semana vou mesmo passar a #musiquinta sem referir uma música. Parece que sou um sem-vergonha: o tema desta semana é #vergonha - para falarmos de músicas que temos vergonha de gostar, mas… eu sei que gosto de algumas coisas que podem surpreender (música infantil, por exemplo), mas não tenho vergonha delas… Pensei e pensei mas não me lembro mesmo de nenhum “gosto musical” que me envergonhe. Se me lembrar ainda venho cá editar este toot mas… não estou a contar que aconteça.
📚 Programa completo:
📖𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟮, 𝘀𝗮́𝗯𝗮𝗱𝗼
16h00 Abertura da Feira do Livro
17h30 Mesa-redonda “A Literatura Lamecense é uma encruzilhada”
18h00 Apresentação livro “Lamego, a terra, a história e a gente”
21h00 Sons do Douro
𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟰, 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗻𝗱𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮
15h00 Oficinas: Estórias Electromagnéticas
16h00 VOZ DOS LIVROS – Encontro com Autores e Palavras Vivas Alberto Almeida
18h00 Apresentação livro: Cristina Parauta
𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟱, 𝘁𝗲𝗿𝗰̧𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮
15h00 Oficinas: Estórias Electromagnéticas
16h00 VOZ DOS LIVROS – Encontro com Autores e Palavras Vivas José Pessoa
18h00 Apresentação livro “na cabeça dos Poemas sem pés”
21h00 Espetáculo de Dança - AD
𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟲, 𝗾𝘂𝗮𝗿𝘁𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮
15h00 Oficinas: INSECTARIUM
16h00 VOZ DOS LIVROS – Encontro com Autores e Palavras Vivas Aurora Simões
18h00 Conto da Raposa
21h00 CINEMA EU, DANIEL BLAKE
𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟳, 𝗾𝘂𝗶𝗻𝘁𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮
15h00 Oficinas: Burricos e Burrancas
15h00 Yoga para crianças
16h00 VOZ DOS LIVROS – Encontro com Autores e Palavras Vivas Manuela Vaquero
18h00 Apresentação do livro de Carlos Costa “O Entrudo de Lazarim” Fotografia
21h00 Cinema: “Os Miseráveis”
𝗗𝗶𝗮 𝟭𝟴, 𝘀𝗲𝘅𝘁𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮
15h00 Yoga para crianças
16h00 VOZ DOS LIVROS – Encontro com Autores e Palavras Vivas André Freire
Para além da Feira do Livro, o Parque Isidoro Guedes acolhe o evento 𝗧𝗥𝗖 𝗮̀ 𝗦𝗼𝗹𝘁𝗮, de 18 a 20 de julho.
A entrada é, está claro, livre.
“inflação negativa”, “rede não pública”, a política Portuguesa tem formas muito engraçadas de usar o negativo para fugir a dizer certas palavras…
O título diz tudo sobre o estado da direita em Portugal:
“Chega, IL e CDS abstêm-se no voto pelo ataque à companhia A Barraca”
#ptpol
Mais aviões, mais rotas.
Fico a aguardar o estudo do #Governo sobre o impacto destes aumentos nos níveis de emissão de CO2, e o plano de mitigação desses aumentos para garantia de cumprimento do Orçamento de Carbono 2026-2030, da Lei de Bases do Clima, e dos compromissos assumidos no Acordo de Paris.
#ptpol #TAP #CriseClimática
Ciência: a Europa precisa de chegar à neutralidade carbónica até 2035
Europa: só estamos disponíveis a propor fazer uma redução de 90% nas emissões e lá para 2040
Direita: vamos deixar a extrema-direita controlar esta agenda
Extrema-direita: hahaha, no way.
Obrigado a todos os envolvidos, this is fine.
#criseclimática #EU
Agora que as ondas de calor já passaram e já consigo ter a casa outra vez a temperaturas aceitáveis, já tenho coragem de pegar nesta #leitura de #verão: #Portugal #2055 (#BD Portuguesa sobre a #criseclimática).
#fridayreads #bookstodon 
Então mas a #IL não era contra tudo o que fosse “taxas e taxinhas”?
#ptpol 
O nosso papel no #genocídio em curso é este. Que vergonha. 
Podemos continuar a fingir que somos só espectadores no #genocídio em curso, mas é só isso mesmo que estamos a fazer: fingir. 
Se só lerem um artigo hoje, que seja este.
https://www.publico.pt/2025/07/11/azul/opiniao/armas-mundo-chamas-2139779
#criseclimática
Ou, como diz quem escreve melhor que eu… 
#zine descarregável em https://cloud.disroot.org/s/HoNfRBCrs28xA3E : 
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 28 
#liberdade 
#Régua fechada ao trânsito por #manifestação de #vitivinicultores:
#douro
Dois vencedores portugueses no Wiki Loves Folklore 2025, na categoria dos prémios regionais “Northern & Western Europe”!
Os #Caretos de Lazarim e o Carnaval de #Lazarim, em #Lamego, foram premiados nesta competição, pela qualidade e originalidade de 2 fantásticas imagens. Muitos parabéns aos autores Filipe Salgado e António Alves Tendim!
Vê todas as fotos vencedoras: https://commons.wikimedia.org/wiki/Commons:Wiki_Loves_Folklore_2025/Winners
#wikilovesfolklore2025

“As pessoas só estão a dormir na rua porque querem” - João Soares (PS), 2025
#semcomentarios
#MusiQuinta 65 - Pra testar fone de ouvido
Uma boa colaboração é quando o resultado é melhor que a soma das partes… e assim é com o Altar que juntou Sunn O))) e Boris.
Um disco bom para ouvir com fones que gostem de graves, como se constata logo na primeira faixa do album, Etna:
#FridayReads #bookstodon 
Para quê tradutores quando temos IA, não é Google?
#calções 
@birb@birb https://zero.ong/feed/
Maybe someone can explain this to me.
An #EU citizen trying to access Facebook today faces the following choices (see screenshots).
In there, they say that they are asking this again to comply with #EU rules, and yet the question - and the options to choose from - are the same they had in the past.
So, hm, how does this make them comply with something they weren’t complying before? What’s the detail I’m missing?
#Meta #Facebook #GDPR

Portanto o #SIRESP continua a dar problemas - e a #AD já é outra vez #Governo.
Onde é que está o plano para resolver isto de uma vez por todas?
https://www.rtp.pt/noticias/pais/resolvida-avaria-do-siresp-no-codu-norte-sindicato_n1670432
#ptpol
A 12 years old tablet is slow but works fine;
A 12 years old tablet without software updates is almost useless.
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 29 
@birb@birb https://www.jornalmapa.pt/rss
Hi @wxcafe@wxcafe ! Is the Hackers GIF bot still running somewhere?
“Travar-nos de ir a eleições? Nem na Alemanha isso podia acontecer”, diz #Ventura, mostrando a quem se compara na história política alemã
#ptpol
#Musiquinta das #Trevas em honra do #Ozzy
Diz o anúncio deste tema que qualquer música sobre “inferno, demônios, vampiros ou qualquer outra referência ao submundo” serve… Ora, em 2020 estava uma tourné anunciada com #MarilynManson e o Ozzy, que foi cancelada porque o Ozzy precisou de iniciar tratamentos, e depois houve o lockdown. Essa tourné serviria para promover o album “WE ARE CHAOS” (que nunca chegou a ser tocado ao vivo), e nele há trevas infinitas, neste “INFINITE DARKNESS”…
Em crescente #criseclimática , nunca nos portámos tão mal:
《“Não agir deixou de ser legalmente aceitável.” Decisão de tribunal da ONU pode dar impulso à Lei de Bases do Clima》
#criseclimática
Ainda têm 20 dias para submeter uma apresentação na @FestaSoftwareLivre@FestaSoftwareLivre !
https://masto.pt/@FestaSoftwareLivre/114727786622693696
#FSL25
We ate the #burgers and drank the #beers before taking a picture to the #books during the second #BBB (Books, Beers and Burgers) of #2025 in #Lamego - oops! 
If you think the EU-US agreement is good news, think again:
“We will replace Russian gas and oil with significant purchases of US LNG, oil and nuclear fuels,” the European Commission President says in a statement.
https://www.bbc.com/news/live/c5y0d0yz282t?post=asset%3A23c287b5-7113-4081-8b9d-71b8de41df4c#post
As in regards to technology…
“Behind the scenes, U.S. Trade Representative Jamieson Greer and EU’s Maroš Šefčovič hashed out technical annexes on automobiles, pharmaceuticals and digital trade.”
“Tech giants Microsoft’s cloud services, Apple’s iPhones and Google’s data solutions gain tariff-free pathway, fueling digital exports growth.”
“Digital Services: Microsoft announces a new 150 MW cloud data center in Berlin backed by tariff-free equipment imports; SAP commits to expanding U.S. R&D hubs in Austin, Texas.”
#Cidadania: Onde está a “avaliação por peritos” sem a qual, garantiu ministro, nada se alteraria?
A look at the issues list of a project, and you can easilly see how misguided the whole thing is:
https://github.com/eu-digital-identity-wallet/av-app-android-wallet-ui/issues
#EUDIWallet 
Afinal sempre vai haver plano… feito em sete dias, que isto é coisa simples de se resolver:
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 30 
Cada tiro, cada melro:
“Anteprojeto passa a determinar que o trabalho flexível, para pais com filhos com menos de 12 anos, terá em conta trabalho prestado “habitualmente” aos fins de semana ou feriados. Alteração contraria decisão do Supremo.”
#ptpol #trabalho
Esra semana a #musiquinta é com músicas da #fossa, e como calha no primeiro dia do #ZigurFest 2025 escolho a música “8H” da “Banda de Call Center”, um dos projectos que tocará neste festival.
Click Click: https://bandadecallcenter.bandcamp.com/track/8h
É preciso ser-se artista: a #AMA passa a #ARTE, a #FCT é extinta. A investigação passa para a ANI (que passa a chamar-se AI2). A substituição da AMA pela ARTE acontece “imediatamente”, mas a escolha do seu director é que não tem data prevista.
Já em problemas concretos da tecnologia na administração pública - por exemplo a mudança no #SIRESP … bem, o prazo que acabava hoje para um estudo foi afinal adiado (sem nova data), e estamos aqui estamos a fazer novo ajuste directo porque o governo não consegue cumprir os seus próprios objectivos.
#ptpol #tecnologia
Este ano o #ZigurFest começou assim. Até amanhã?

“Num momento em que a UE deve investir numa maior utilização de renováveis e na suficiência energética como meios para aumentar a sua resiliência ambiental e económica, este suposto acordo comercial agora firmado vem aumentar a dependência dos combustíveis fósseis (importados), pôr em perigo os objetivos de descarbonização (que já ficam aquém do que a ciência indica que seria necessário) e dar um sinal contrário à sociedade e aos mercados.
A ZERO, tal como o EEB, apela ao Parlamento Europeu e aos Estados-Membros para que analisem e rejeitem quaisquer elementos do acordo que prejudiquem os objetivos climáticos, a soberania energética ou a credibilidade internacional da Europa.”
Continuou o #ZigurFest que hoje foi assim. E amanhã haverá Furor Iminente!

@birb@birb https://www.cravodeabril.pt/rss.xml
Então, parece que a minha foto foi parar ao noticiário:
https://www.jornaldocentro.pt/zigurfest-transforma-lamego-em-palco-a-ar-livre-ate-sabado/
#zigurfest
Está a chegar ao fim a 15ª edição do #ZigurFest, o festival em #Lamego onde inclusão, acessibilidade e diversidade são valores centrais.
Ficam aqui fotos do último dia, e interesse em saber as datas para 2026!

#WTF
《A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou ainda que os dias de luto gestacional para o pai “não fazem sentido”, porque o seu papel é o de “acompanhar a grávida que perdeu uma criança”.》
Parece que não foi só ao vivo que pude ser ouvido ontem, também na rádio o programa “Sinfonias de Aço” de ontem passou uma música de #kokori - e o programa pode ser ouvido em diferido aqui: https://sinfonias.org/playlists/1947-playlist-podcast-2-agosto-2025
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 31 
Um artigo de fundo sobre o estado da vitivinicultura em Portugal:
Mas que sarilho é este em que me meti?
(Spoiler alert: @o_sarilho@o_sarilho ! )

A #musiquinta é para músicas ou bandas com nome de cidade, estado ou país.
Laibach é “the Austrian German name of the Slovenian capital Ljubljana” e também p nome da banda escolhida. Tem várias músicas com nomes de países (especialmente graças ao álbum Volk) mas escolho uma música que fala sobre um continente: Eurovision.
E a Lei n.º 82/2021, de 30 de novembro, continua a causar estragos:
#IGAC #censura
Para quem não está por dentro do tema, este antiguinho artigo (e links nele) da @paulasimoes continua a ser uma boa referência:
Sabias que vais poder ver ao vivo, e de forma completamente GRATUITA, bandas como THEN COMES SILENCE, MINUIT MACHINE, DARKWAYS, NNHMN, SIIE, SUICIDE COMANDO e muitas outras? Vai ao site oficial e vê quais são os concertos a pagar e os de livre acesso para te orientares já com a tua agenda! Está tudo aqui: www.fadeinfestival.com
#Extramuralhas 
#Lamego a prometer noites longas :-(
[ ainda não aparece no @fogos@trombas.vost.pt ] 
Da mais recente newsletter da @climaximo@climaximo :
“Nos últimos dois anos, a Equipa Legal do Climáximo tem acompanhado quase cem pessoas que realizaram ações com risco de detenção, num total de 72 ações. Destes, 8 foram arquivados, 3 foram absolvidos, e em 10 casos as ativistas foram condenadas. Temos ainda uns 20 casos no tribunal, e mais 20 casos que podem vir a ser objeto de processos-crime.”
“Aqui queremos fazer uma pequena pausa para esclarecer que isto não é toda a repressão que o movimento pela justiça climática enfrenta. Isto é a parte que é visível para a equipa legal do Climáximo, e portanto exclui, por exemplo, a indemnização ao Luís Montenegro por causa do seu fato de luxo que ficou sujo numa ação da Greve Climática Estudantil.
E também não vemos como assunto separado os polícias que acompanharam os despejos em Loures nem os vários grupos neo-nazis que de repente veio a público estarem a preparar-se. Esta tendência de governo autoritário é estrutural e é uma resposta consciente por quem manda nesta sociedade, exatamente por perceberem a crise climática que têm alimentado.”
“Até agora, apoiantes do Climáximo participaram em ações diretas pela justiça climática e tiveram 8 casos concluídos e 2 ainda em recurso […] Isto por dizerem a verdade sobre a emergência climática.”
Segundo o resumo publicado na #PCGuia a um estudo da @kpmg@kpmg só 2 em cada 5 trabalhadores em Portugal não usam #IA. Será possível? 
Fui à procira da fonte, vi que tinham um documento de resumo, fui ver e dei com isto… e agora tenho ainda menos confiança nestes números. 
Tuve de ir ver ao estudo propriamente dito.
Parece que a PCGuia trocou as legendas de dois dos resultados e a coisa é ainda mais incrível que antes: só 3 em cada 10 trabalhadores em Portugal é que não usam IA no seu trabalho. Volto a perguntar: será credível? 
Ainda pensei que o problema fosse na amostra (só sectores tecnológicos ou qualquer coisa assim) mas parece que não… aparentemente a febre da IA é um fenómeno mais impactante do que pensava.
https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/pt/pdf/pt-confianca-inteligencia-artificial-portugal.pdf
I intentionally use #AI tools to work…
Administração Pública Portuguesa em 2025:
“Faz prova detalhada de tudo e mais alguma coisa, passo a passo, tintim por tintim, e tudo comprovado e documentado.”
Também a Administração Pública Portuguesa em 2025:
“Mete tudo isso num só ficheiro e submete através de um formulário web. Tamanho máximo do ficheiro: 5Mb.”
5Mb, o meu telemóvel tira fotos maiores que isso…
“Portugal cumpriu apenas 40% do Plano Nacional de Ação (PNA) para reduzir a destruição provocada pelos fogos florestais: o objetivo, revelou esta terça-feira o jornal ‘Público’, era limpar um milhão de hectares de floresta portuguesa entre 2020 e 2024. No entanto, as operações de limpeza abrangeram apenas 400 mil hectares.”
“Talvez não fosse bem nisto que estava a pensar uma parte dos que votaram nos partidos da direita, quando diziam ‘acabar com a mama’.” — Margarida Botelho, Actual
👉 Lê aqui: https://www.avante.pt/pt/2697/opiniao/180499 
Continua a “guerra à burocracia”… Isto não se inventa:
https://eco.sapo.pt/2025/08/13/governo-quer-acabar-com-criminalizacao-da-omissao-da-contratacao-de-trabalhadores-a-seguranca-social/
Nos álbums mais recentes de #Sieben há muitas músicas para os tempos modernos (literalmente: o penúltimo álbum chama-se “Ten Hymns for Modern Times”, e é de lá que vem a #musiquinta de hoje!). Para o tema desta semana, #bamblers (músicas que citam qualquer forma de tecnologia, seja computador, internet, robô, até telefone ou qualquer coisa que pudermos justificar), eu pergunto: dá para carregar o meu telemóvel?
Sieben - Phone Charge Hymn (LIVE)
Tip on how to convert a big #PDF into a smaller one:
gs -sDEVICE=pdfwrite -dCompatibilityLevel=1.4 -dPDFSETTINGS=/ebook -dNOPAUSE -dQUIET -dBATCH -sOutputFile=smaller.pdf big.pdf
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 32 
“O pastor que perdeu tudo teve agora uma boa notícia, saiba qual a seguir ao intervalo”
“O pastor que perdeu tudo em Oliveira do Hospital teve agora uma boa notícia”
Vergonhoso, ver o telejornal da RTP1 a fazer “clickbait”. Eles até sabem qual é o título completo e curto: “Pastor que perdeu casa em Oliveira do Hospital vai receber casa modular”, segundo o site da RTP. Porque a função da RTP não é agarrar audiências, é informar.
#SFD #swag packs are going to be sent in the next 24h, grab one while you can!
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 33 
Ainda o #SIRESP :
TLDR:
- Prazo adiado.
- A culpa não é do governo, claro, é das “vicissitudes associadas à transição governativa”, porque a transição do governo anterior, que o governo deitou abaixo para convocar eleições e ser o agora actual governo deu tanto trabalho ao governo que o governo ficou, não por culpa sua, sem tempo para fazer o seu trabalho.
Lembre-mo-nos que o último adiamento já aconteceu com a desculpa das eleições…
https://ciberlandia.pt/@marado/114472572038077011
Um bom resumo em Português sobre o ponto de situação e o que está em causa com o #chatcontrol.
https://www.dn.pt/opiniao/a-nossa-privacidade-est%C3%A1-em-alto-risco
“Condutor que decide fazer ultrapassagem em traço duplo contínuo morre e fere”
Tenham juízo e cumpram o código de estada: pela vossa vida e a dos outros.
@jt_rebelo https://ciberlandia.pt/@jt_rebelo/115062006902257868
Sabem o que é uma #rapidinha ? Não é isso, pá!, na #musiquinta é uma música com menos de 3 minutos. E como hoje começa o #Extramuralhas 2025, a música que escolho é uma rapidinha da Meredith Monk:
Um exemplo do conceito de #PublicMoneyPublicCode posto em prática, desta vez em #Lisboa. Precisamos mais disto!
@EsquerdaNet@EsquerdaNet https://masto.pt/@EsquerdaNet/115071753190472828
O segundo dia de #Extramuralhas 2025 foi assim.

Sinfonias de Aço (de Manuel Melo)
(aos Sábados das 12h às 15h, na Rádio Barcelos)
Emissão de 23 Agosto 2025
39 músicas de bandas portuguesas, incluindo 7 que integram o catálogo da ANTI-DEMOS-CRACIA:
. The Dreams Never End - Perdido
. Marciano - John Said
. Ameeba - Lizard Face
. Sci Fi Industries - TriVial
. Kokori – Time Traveler (sedation mix)
. Turning Point – Espelho
. Zero à Esquerda - Porque Tens Tanto Poder
https://www.sinfonias.org/playlists/1961-playlist-podcast-23-agosto-2025
#kokori
I used to be able to sell my music anywhere in the world - and I have managed to send CDs to quite remote places, or kingdoms with nefarious regimes… but now, well, there is one country where I can not ship cassettes or CDs to: the USA 🇺🇸.
It’s not like I’m expecting any loss: I rarely sell music, and when I do it is rarely to the states (I don’t know why, I think my stuff ought to be way more popular! 😁). But still, it is disheartening to see there is now an effective wall, a country where I won’t be able to (directly) reach. Congratulations to everyone involved.
[PS: if you’re puzzled about what is this all about - a number of European countries, including Portugal, won’t be shipping stuff to the US due to legal uncertainty regarding Trump’s tariffs.]
Tudo parece pouco, mas há que fazer o que se pode para acabar com o #genocídio em #Gaza
I have to be fair and update this: turns out, there is another country I would be unable to ship to, and I only found out now: Syria. So… congratulations, I guess, to the USA for joining Syria in how inaccessible it has become.
Se calhar foi distracção e azelhice minha: quando ouvi falar de reverter a fusão de freguesias pensava que iam ser todas as qie foram fundidas, na generalidade. Quando soube que foi aprovado, pensava que nestas autárquicas ia ter freguesias separadas por aqui.
Fui hoje surpreendido quando fui ao Tribunal para ler o registo das candidaturas para as próximas #autárquicas (se me cingisse à imprensa local ainda ficava convencido que só seriam candidatos PS e a coligação PSD/CDS) e descobri que afinal, por aqui, as freguesias continuam todas fundidas.
Para ajudar outros que possam estar assumir mais do que devem como eu, fica aqui a Lei que tem a lista das freguesias que se voltaram a dividir (o resto fica tudo igual):
https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/25-a-2025-910933580
Numa #musiquinta de #duplas é difícil não aproveitar e escolher uma música de #kokori …
Pode ser a “Time Traveler (sed’ation mix)”, que tem passado na rádio:
https://anti-demos-cracia.bandcamp.com/track/kokori-time-traveler-sedation-mix
Fixing old mistakes 
#FridayReads #bookstodon #Lamego 
There’s always something more urgent: I’ve been known for a long time that sooner or later I’d feel prompted to switch from #github to somewhere else (since 2018 at least!), but I’ve been postponing and only very slowly flirting with the idea… That didn’t work too bad for me: if I had rushed into it I would have probably migrated to #gitlab, before knowing about the more objectionable sides to it. In the end, 2025 was the year I finally acted upon the urge to move. I did not do a very thorough analysis of the alternative hosts - what I have been reading about them along the years felt enough, and I easily decided to choose #codeberg. Being hasty like that, alas, was a mistake: I just now found - during this slow and time-consuming process of deciding what and how to migrate - that there is a low repository limit on codeberg: “The owner has already reached the limit of 100 repositories.” I’m not complaining, mind you, and those “lucky 100” that are already there will stay - at least as a sort of backup. But this means that codeberg is not for me - and so this time I turn to you, the #mastodon community.
What github alternative, not self-hosted, should I move my >100 projects into?
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 34 
Segunda notícia que leio do mesmo jormal, mesmo dia, sobre a #AmálIA.
Este pôs-me ligo a resmungar com o título - e não melhorou.
O título é: “Equipa de peritos” está a analisar “possíveis impactos legais” do Amália, incluindo nos direitos de autor
Pôs-me a resmungar porque o projecto até já era para ter sido lançado, agora tem data de lançamentk para setembro (sim, este mês) e afinal… ainda nem fizeram aquele que devia ser o primeiro passo? Então e se agora afinal os dados não podem ser usados? Ou uma parte deles - vão tirá-los da base de dados iniciais e retreinar os modelos?
A questão é tão óbvia que até os jornalistas se lembraram de a fazer. E aí é que comecei mesmo a resmungar. O responsável pelo projecto podia ter dito “a legislação não impossibilita o início dos trabalhos.” Porque claro que não impossibilita. Mas o problema é que iniciar os trabalhos com todos os dados sem saber quais é que vão ser excluídos pode até ser contraproducente. E se afinal nenhum pode? Lá se foram os 5.5M€ que a brincadeira custou?
Mas a resposta foi pior, foi “Sendo um projeto público, desenvolvido em ambiente de investigação e seguindo um modelo de código aberto, a legislação não impossibilita o início dos trabalhos.”
½ 
Mas qual destas características faz realmente s diferença?
É o facto de ser um projecto público?
É por ser um projecto de investigação?
É por ser de código aberto?
É uma conjugação de dois ou mais desses factores?
Quais?
Porquê?
Já estabelecemos atrás que iniciar os trabalhos não é proibído (só má prática). Em que é que estes outros factos fazem a diferença?
E, já agora, quais são as implicações dessa diferença?
A Amália assim treinada pode ser usada por projectos que não sejam públicos?
E se forem projectos que não sejam de investigação?
Quais são as licenças de código aberto qie a Amália vai ter, e que obrigações de licenciamento terão os seus clientes ou derivados?
As perguntas não foram feitas, e, está claro, também ficaram sem ser reapondidas. Também não há resposta para as tentativas de contacto de vários dos detentores de direitos de autor de conteúdos utilizados para o treino - lá está, talvez porque a análise que poderá dar essas respostas ainda não sstá - no mês de lançamento! - concluída.
Ainda assim, temos garantias: a “versão base” do Amália será disponibilizada publicamente já no final de setembro. “A partir desse momento qualquer entidade poderá utilizar o modelo”. Como é que conseguem dar essa garantia sem ter a análise legal feita é que fica por compreender.
²⁄₂
A piada é demasiado fácil para não a fazer:
O caso #Latombe lá tombou.
https://noyb.eu/en/eu-us-data-transers-first-reaction-latombe-case
Não sei se é inteiramente justo ou não, mas para a #musiquinta sobre “one hit wonders”, aqui fica a música da cabra, conhecida por muitos mais do que sabem que ela é de “The Farmlopez”:
https://youtu.be/g1BT-6koP7I
Parece que já foi inaugurado o museu (online) das promessas quebradas: https://museudaspromessas.pt/ 
2025, e continuamos a ter sites públicos com Flash…
http://pix.museusemonumentos.pt/matrizpix/
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 35 
Sabemos que (no hemisfério norte) a noite mais longa do ano é em Dezembro, mas em Lamego, cidade das Noites Longas, é de 7 para 8 de Setembro que acontece a “Grande Noite da Romaria de Portugal” (os Lamecenses chamam-lhe “a noitada”). Arruadas por rusgas populares que alegremente percorrem a cidade cantando temas populares e cantigas ao desafio, pelo rufar típico dos bombos e alegres toques de concertinas, preenchem a noite até ao amanhecer - é a noite em que a cidade não dorme.
Já não tenho idade para essas coisas (mental, que física sou ultrapassado na boa por muitos foliões!), e amanhã é dia de trabalho, pelo que este ano me fiquei pela batalha das flores que aconteceu durante a tarde e para a qual - imaginem! - não se encontravam fotos com licenças livres, algo que aproveito para colmatar 😇

#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 36 
Observador a fazer debates autárquicos, a convidar CH mas não BE ou Livre (vem, convidaram-nos em Almada, mas só aí… devia ser porque estavam a contar com eles para fazer oposição ao PS)… acho que sim, faz todo o sentido, não vale a pena esconder ao que vão.
#observador #ptpol #autarquicas
What #TheLEFT had to say about #vonderleyen ’s #SOTU speech?
There are several news stories going around saying that there are two no-confidence votes to Von Der Leyen about to be submitted, saying little to nothing about them, and even filing them together as if they both want or mean the same.
It might be useful to know exactly what the criticisms are, so here is a link to The Left’s comment to today’s speech. Read it in full, but here is my summary:
-
“acts as the guardian of the interests of the most powerful, at the expense of democracy, justice, and the future of the planet”;
-
Gaza: “The bare minimum is ending military cooperation and fully suspending the EU–Israel Association Agreement. This is genocide and we need to do everything to stop it”
-
pushing the MERCOSUR deal (they are actually light on their criticism of this treaty, but I’ll leave my rant about ot on a another toot)
-
the EU-US deal: “subjugation of European policy to the economic and military interests of the USA. You are sacrificing energy, digital policy, security, and climate protection on the altar of the hollow phrase of transatlantic partnership”
-
“Europeans’ living standards are falling, jobs are lost, authoritarianism grows, and social systems are under pressure”
Sou eu que já estou muito cansado, ou este texto no DN deve ter sido escrito por IA e não faz sentido nenhum?
“Se uma greve geral chegar a acontecer, será a primeira vez nos últimos 12 anos, pois a última paralisação convocada por ambas as centrais sindicais ocorreu em junho de 2023.”
A música “My Monkey” de #MarilynManson deveria ser a mais óbvia escolha para esta #musiquinta sobre #macaco - mas desde quando é que temos e ir pelo óbvio? E assim sendo, escolho em vez disso outra música da banda - podia ser a Organ Grinder (que também refere o ‘funny little monkey’ que depois tem a sua própria música), mas em vez disso escolho a “Cruci-fiction In Space”, da mesma banda mas já do seu quarto album, publicado após o massacre de Columbine - sobre o qual o artista foi indevidamente crucificado. De certa forma, parece-me uma escolha adequada para os dias de hoje…
@mozilla@mozilla must have some telemetry or metrics or something to know how many #32bit firefox users are out there. I bet that, as a percentage, they aren’t more than a blip. Still, there has to be several thousand machines out there, running on 32bit hardware, connected to the internet, using #Firefox as its web browser.
And now Mozilla decided to hand those users over to #chromium, by stopping 32-bit support and telling them the alternative is to install a 64bit OS instead.
https://blog.mozilla.org/futurereleases/2025/09/05/firefox-32-bit-linux-support-to-end-in-2026/
Já cá canta a 7ª edição do #SHIFTER em formato revista! Todos os números são bons e têm o seu quê de especial - este com o tema “RIP INTERNET” promete não ser diferente nisso…
E tu também podes contribuir para o jornalismo independente e encomendar a tua revista!
https://shifter.pt/loja/produto/revista-7-rip-internet/ 
@birb@birb https://museudelamego.gov.pt/noticias/feed/
Protect the Global Sumud #Flotilla !
I’ve signed this petition To the leaders of the European Union and its Member States, you can too.
https://action.wemove.eu/sign/2025-09-Global-Flotilla-petition-EN?akid=s6575389..seUIl9
Festival Japão. Torna-Viagem | Parte II
Hoje arranca a segunda parte do Festival JAPÃO. TORNA-VIAGEM.
Marcamos encontro no Teatro Ribeiro Conceição - Município de Lamego, a partir das 18h30.
#museudelamego #festivaljapaotornaviagem #raquelochoa
#museusemonumentosdeportugal
#teatroribeiroconceicao #portugalexpo2025 #OsakaemPortugal
#vaagostudio
#Lamego #TRC

Hoje continua, com o segundo e último dia, o…
Festival Japão. Torna-Viagem | Parte II
“Conheça o programa de hoje e embarque connosco nesta viagem ao Japão.
A partir das 15h00, no Teatro Ribeiro Conceição - Município de Lamego.”
#museudelamego #festivaljapaotornaviagem #raquelochoa
#museusemonumentosdeportugal
#teatroribeiroconceicao #portugalexpo2025 #OsakaemPortugal
#vaagostudio #TRC #Lamego

This Saturday is #SFD2025 , celebrate by educating people and helping them migrate away from #Office365 !
@davidgerard@davidgerard https://circumstances.run/@davidgerard/115210866167925508
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 37 
#musiquinta #DadRock
Não é um tema de que saiba muito para conseguir musicar apropriadamente, mas julgo que a “Fuel for Fire” dos #Metallica não fica mal:
@sysop ao tentar ir a https://ciberlandia.pt/conversations levo com isto:
ReferenceError: account is not defined
U= (https://ciberlandia.pt/packs/direct_timeline-index-CclzgTb8.js:1:5335)
ie (https://ciberlandia.pt/packs/logo-CwPlYIww.js:15:35348)
ie (https://ciberlandia.pt/packs/logo-CwPlYIww.js:15:25299)
ie (https://ciberlandia.pt/packs/logo-CwPlYIww.js:15:35287)
U= (https://ciberlandia.pt/packs/direct_timeline-index-CclzgTb8.js:1:5304)
Ff (https://ciberlandia.pt/packs/client-DZIGVCsa.js:33:61330)
Ff (https://ciberlandia.pt/packs/client-DZIGVCsa.js:33:116588)
Ff (https://ciberlandia.pt/packs/client-DZIGVCsa.js:33:112269)
Ff (https://ciberlandia.pt/packs/client-DZIGVCsa.js:33:112197)
Ff (https://ciberlandia.pt/packs/client-DZIGVCsa.js:33:112051)
Today is #SoftwareFreedomDay !
If you want to learn more about it, why not see this video with its founder?
Há muitas críticas que se podem deixar ao novo canal televisivo “Conta Lá”, mas uma coisa é boa: é aparentemente o único órgão de comunicação social que está a organizar um debate em todos os municípios, em preparação para as autárquicas:
Better late than never
#Portugal #Palestine #recognition 
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 38 
Em 2007 “dungeon synth” não era propriamente um estilo musical que eu reconhecesse, e no entanto, sem saber, era não só influenciado pelo género como até participava dele. Agora, em retrospectiva, classifico muito do que fiz com o meu projecto musical a solo #Merankorii como sendo #DungeonSynth - e um dos temas que se enquadra bem nisso é o “The Alchemist”, que encerra o album “Sanguine”, e que aqui relembro nesta #musiquinta porque, com o tema “me define”, como poderia eu não escolher uma música que não só me define, como é um auto-retrato?
A “explicação”* do Governo às “rendas moderadas” de 2.300€ dava um tratado.
Veja-se só:
“para poderem precisamente fixar-se e poderem constituir os recursos humanos que a nossa administração pública e as nossas empresas precisam para serem competitivas”
“uma família com dois ou três filhos em Lisboa e no Porto, muitas vezes não consegue ter uma habitação a um preço inferior a este”
“os 2.300 euros, nomeadamente nas zonas de maior pressão, apontam para um rendimento do agregado familiar na casa dos 5.000 euros para um agregado familiar de um pai, de uma mãe, dois filhos”
“também estão lá os funcionários públicos em início de carreira com 1.248 euros”
E a realidade em Portugal?
-
salários mais baixos na Função Pública são 878,41 euros brutos mensais (2025)
-
rendimento bruto médio de agregado familiar em Portugal era 3352€/mês (2022)
-
casal de FPs a receber cada 1.248 euros/mês não ganha o suficiente para pagar uma renda mensal de 2300
Mas pronto, são rendas moderadas, os salários é que são baixos… ainda bem que o Governo vai subir o salário mínimo nacional para os 1200€… Ai não vai? É só 1100€ e para 2029? Ah, mas dá antes descontos aos senhorios, pode ser que seja mais ou menos a mesma coisa…
#ptpol #rendas
A análise do PCP* está um bocadinho melhor articulada que a minha:
“Até agora, a redução da taxa para 10% estava condicionada à celebração de contratos com a duração mínima de dez anos, com esta alteração, passa a ser aplicada a taxa de 10% mesmo a contratos de apenas um ano (com rendas até 2300 euros). Na verdade, o Governo incentiva a conversão de contratos de longa duração em contratos de curta duração, desprotegendo os inquilinos e contribuindo para uma nova espiral de aumento das rendas.”
“quer o alargamento das deduções com as despesas de arrendamento por parte dos inquilinos em sede de IRS – medida que deixa de fora mais de 40% dos inquilinos, pois não pagam IRS – , quer em particular a descida do IVA na construção para imóveis até 648 mil euros inserem-se numa orientação que privilegia e favorece um tipo de construção cujos valores não respondem às necessidades de quem procura arrendar ou comprar habitação”
“O País precisa […] da regulação do mercado de arrendamento que coloque limites ao valor das rendas e force a sua descida. Precisa da promoção da estabilidade dos contratos de arrendamento assumindo os dez anos como referência.”
I once worked with a guy
That wrote a cool script
But since, he left github
Deleted all his repos with it.
Now the cool script is gone
remaining this poem I wrote instead
Doesn’t rhyme, isn’t cool, sounds bad.
repo-bisect RIP 🪦
#MaradoWeekly #WeeklyPlant Week 39 




