~epifanio blog

um blog na tildelândia

O tilde.pt num verdadeiro computador retro

19 de maio de 2020 — ~epifanio

O HTML, quando bem feito e quando não precisa de muito mais do que apresentar informação textual, pode e deve ser feito de forma a que seja de fácil leitura no maior número de browsers e dispositivos: computadores tradicionais, tablets, telemóveis e até mesmo browsers sem suporte para CSS como terminais de texto ou browsers para invisuais.

A melhor forma de o fazer, tipicamente, é construir o HTML mais simples possível, que consiga ser de fácil leitura em software sem suporte para CSS. Só numa fase posterior é que se deverá dar maior atenção à componente visual, através de CSS e Javascript, para que seja apresentado de uma forma jeitosa num browser mais moderno.

Quis saber se o tilde.pt seria facilmente navegável na minha plataforma retro preferida: o Amiga. Como browser usei o IBrowse que, apesar de ter sido lançado há 23 anos atrás, teve uma actualização ainda este ano.

Foi uma surpresa agradável. O tilde.pt passou com distinção no teste. Vejamos a homepage:

homepage tilde.pt

O espaço do ~rlafuente também passou o teste:

rlafuente

E o ~marado provou que usar tables para construir o layout uma página html (em vez de divs) tem as suas vantagens. Vejam:

marado

Como não há milagres, o Hotel (que é uma bela obra de arte) depende muito de CSS e é apresentado apenas como uma simples lista. Lanço o desafio à ~aiscarvalho para a construção de uma versão em ASCII art.

hotel

Uma nota final: o computador usado para este teste foi uma versão "moderna" do Amiga baseada em FPGA, uma Vampire V4 Standalone. O sistema operativo é o Amiga OS 3.9 que infelizmente continua a ser proprietário devido a intermináveis guerras sobre a propriedade intelectual do mesmo. Felizmente temos o AROS 68k que está a caminhar a passos largos para se tornar uma séria alternativa open-source ao velhinho Amiga OS.

tags: tilde.pt, html, css, retro, amiga