~rlafuente

sobre os calos técnicos e as lombas filosóficas que encontro enquanto tento pôr computadores a fazer o que eu quero

Dicionários visuais com emoji no Inkscape

25 de abril de 2020 — Ricardo Lafuente

Uma vez, ao usar o telemóvel com o Eduardo (o nosso filho de 2 anos) ao lado, deu para reparar no interesse dele nos emoji. Experimentámos deixá-lo brincar com o teclado do ecrã um par de vezes e ele entusiasmou-se bastante a selecionar e a procurar mais emoji, dizendo os objetos que reconhecia. Noutra altura mais tarde, ocorreu-nos que as várias categorias e diversidade nos emoji podiam ser uma boa base para treinarmos o vocabulário com ele, em vez de dependermos de livros infantis de vocabulário cujas escolhas editoriais nos costumam deixar perplexos.

Durante a sesta de hoje, começámos à procura. Não encontrámos modelos prontos a imprimir numa rápida pesquisa, e percebemos que era melhor construirmos os nossos próprios. A seguir decidimo-nos a encontrar forma de usar o Inkscape (a nossa ferramenta preferida para design vetorial) para dispôr graficamente os conjuntos de emoji, mas não se mostrou trivial empregar fontes de emoji.

Encontrámos uma boa surpresa numa package pronta a instalar em Debian: inkscape-open-symbols. É um conjunto extenso de coleções de ícones de vários tipos, colocados à disposição na paleta de símbolos do Inkscape – um recanto desta ferramenta que não conhecíamos ainda. A coleção do inkscape-open-symbols é impressionante, incluindo pictogramas da AIGA, símbolos de diagramas elétricos ou ícones vindos do Material Design, Wordpress, GitHub e outros – todos eles recursos que nos vão dar jeito um dia. E, claro, lá encontramos os emoji da coleção Emoji One[^1].

Uma pequena amostra do que a coleção do inkscape-open-symbols nos tem para dar.

Antes de ele acordar da sesta, conseguimos fazer o layout de duas páginas e imprimi-las, uma com emoji relativos à alimentação e outra com meios de transporte. Foi útil podermos compôr a nossa versão e lidar com algumas das decisões editoriais que não esperávamos encontrar: Incluímos fast food e doces que ele não conhece, como hamburgeres ou donuts? Na falta dos autocarros dos STCP que ele conhece, é melhor usar uma camioneta ou um "school bus" amarelo à americana? Os livros não nos costumam dar a escolher, e valeu a pena o trabalho adicional para conseguirmos acabar com algo mais familiar e mais nosso.

Os emoji são uma condensação injusta e demasiado concisa da diversidade do mundo – falta lá encontrar um prato de bacalhau ou rissóis, limusines (ele adora) ou trotinetes. Apesar disso, para este modesto fim que procurávamos hoje, deram muito jeito depois de os imprimir e prender na parede.

[^1]: Uma outra descoberta deste empreendimento foi que a coleção EmojiOne passou a chamar-se JoyPixels e deixou de ser livre, com os acrescentos feitos desde esta mudança a ser sujeitos a licença paga. Como o conjunto original continua de acesso livre, serve para os nossos propósitos atuais, mas é uma pena. Outros virão.