~rlafuente

sobre os calos técnicos e as lombas filosóficas que encontro enquanto tento pôr computadores a fazer o que eu quero

Um olá, mundo

22 de março de 2020 — Ricardo Lafuente

Porque o primeiro post a isso obriga, cá vai disto. Nunca consegui a disciplina e perseverança para tornar a escrita avulsa uma coisa mais regular, mas faço mais uma tentativa. Tenho andado com experimentações e dilemas que exigem alguma documentação, exigência essa amplificada por amigos que insistiram para publicar algumas das minhas impressões.

Para já, este blogue vai servir principalmente para a documentação das experiências de ensino à distância que a ~aiscarvalho e eu estamos a levar a cabo na ESAP. A confinação obrigou a uma re-definição total das metodologias pedagógicas, e decidimo-nos por uma abordagem que envolvesse o self-hosting das ferramentas que necessitávamos, e que essas ferramentas sejam livres (open source). Já vou falar mais disso nos próximos dias.

Também andava há uns tempos à procura de um poiso para algumas notas mais ou menos técnicas sobre cruzamentos de áreas que vou tocando: F/LOSS, cultura livre, design, tipografia, tildes, a dimensão sócio-política das ferramentas digitais, hacks, sysadmin e por aí. Sem promessas, é um dia de cada vez.