~marado's tildelog

a tildelog on tildeverse

escape commands for ssh

26 de março de 2024 — ~marado

Apparently this isn't as well known as it (IMO) should, so... here it is:

There are escape sequences on SSH, ie., if you are running an ssh session, you can control it by sending commands to it.

Useful commands:

 ~.   - terminate connection (and any multiplexed sessions)
 ~B   - send a BREAK to the remote system
 ~C   - open a command line
 ~R   - request rekey
 ~V/v - decrease/increase verbosity (LogLevel)
 ~^Z  - suspend ssh
 ~#   - list forwarded connections
 ~&   - background ssh (when waiting for connections to terminate)
 ~?   - this message
 ~~   - send the escape character by typing it twice
(Note that escapes are only recognized immediately after newline.)

tags: escape, ssh, en

Planeta Oops

02 de março de 2024 — ~marado

Se segues o Planeta Tilde e te sentes vítima de spam por causa do refrescamento de uma das feeds... Oops, é culpa minha - quem diria que isto de manter um planeta consegue ser complexo... Prometo tentar ser mais cuidadoso de futuro!

tags: curtas, planeta, tilde, tilde.pt, pt

Não é procrastinação, é... outra coisa

12 de fevereiro de 2024 — ~marado

Eu, a olhar para o planeta tilde depois de lhe acrescentar o maiquetilde:

"Já corrigia o template do planeta para não deixar o conteúdo da coluna esquerda ir para cima da coluna direita..."

Também eu, a olhar para o mesmo planeta:

"...e se eu fizesse um blog post de boas vindas ao tilde para o ~maique? Até se deixava de notar os problemas no planeta tilde e tudo!"

Ou, por outras palavras: bem vindo ao tildeverso, ~maique!

tags: tilde, tilde.pt, tildeverse, pt

MiniDebConf Portugal 2023

09 de fevereiro de 2023 — ~marado

a rooster of Barcelos surrounded by Debian's swirl: MiniDebConf Portugal's
logo

I've been a Debian user for a long time, but I've always sought (and felt the lack of) some sort of impulse to be more involved with Debian. Part of it, I suppose, was the lack of someone 'closer' (not necessarily, but also physically close) following the same path, or pushing in the same direction... Anyway, once in a while I did find some opportunities to do something about it: in 2008 I helped organize Tecnonov 2008 where not only we had a Debian Developer talking about the project, we also had a key-signing party (and I got my now expired key signed by the DD in question). The year later, I went to Aveiro for Debian Day PT 2009, but... well, that was so long ago that the t-shirt I've got there has already been recycled!

It was thanks to Ubucon Europe 2019 in Sintra that I've learned for the first time that there was an ongoing attempt to being DebianDay to Portugal... and finally, in 2023, a "local test" is being organized, a MiniDebConf in Lisbon that will, hopefully, also serve as a step towards a future DebConf in Portugal.

I have to confess, the younger me of ten, or the even younger me of twenty years ago would be a lot more excited with this, but still, it is finally happening, so how could I not attend? So here I am: with time off taken from work, hotel room reserved, ready for a week of Debian (and more generically free software) along likeminded individuals. I've even decided to contribute more actively and give a talk and a workshop...

It starts already this sunday, and it lasts until thursday. See you there?

tags: debian, debianday, tecnonov, minidebconf, lisbon, aveiro, debconf, events, portugal, ubucon, talk, workshop, Free-Software, en

O voto eletrónico e a memória selectiva

03 de fevereiro de 2023 — ~marado

Escrevi uma thread no twitter porque é lá que está o Grupo Parlamentar do Partido Socialista... mas aparentemente a menção não os taggou (quem sabe porquê, hoje e dia o twitter tem tantas falhas que não sei que isto é bug ou feature)... De qualquer forma, se não é para encetar diálogo com eles, vale mais deixar o registo aqui.

Hoje deparei-me com uma notícia que referia que o Grupo Parlamentar do PS apresentou um projecto de resolução a recomendar ao Governo a adoptar o voto eletrónico. Não é de espantar, a promessa estava feita no Programa de Governo, mas o que ainda me consegue espantar é... a deliberada - tem de ser propositada! - memória selectiva que o PS, Governo ou Grupo Parlamentar, pratica sem cerimónia, assumindo que os Portugueses tenham memória muito curta (os jornalistas, pelo menos, aparentam tê-la).

Refiro-me ao facto de todo o preâmbulo e justificação para esta adoção proposta se baseie, fundamentalmente, num pressuposto, numa etapa que "demonstra" que este é o certeiro próximo passo... a experiência de Évora. De acordo com este projecto, Évora foi uma "experiência bem sucedida", e isso faz com que tudo o resto faça sentido - o voto eletrónico servirá para "tornar o processo de votação mais simples e cada vez mais fiável".

O problema deste conto de fadas não é que ele é sujeito à opinião, não é que há quem ache que sim e há quem ache que não. Não é sequer que o voto eletrónico não é compatível com o nosso sistema eleitoral. O problema é que a experiência de Évora foi um desastre.

Não precisam de se fiar em mim, foi a CNPD que o disse. "Protecção de Dados arrasa voto eletrónico", foi o título no Público, enquanto a TSF dizia que "Até o secretismo ficou em causa. Parecer arrasa experiência de voto eletrónico promovida pelo Governo". O problema não foi um, nem foi um molho de coisas pouco graves. Não. Houve falta de anonimato no voto. Máquinas com selos rasgados. Depois do voto houve acesso aos dados. Num inúmero conjunto de problemas, a Comissão Nacional de Protecção de Dados enlencou várias falhas que classificou de inadmissíveis. Não foram só coisas que podiam ser usadas para motivos nefastos, foram também coisas que aconteceram - discrepâncias no número de votos contabilizados em três mesas de voto distintas, por exemplo. Enfim, é um relatório de 31 páginas que descrevem um sistema que nunca, de forma alguma, sob seja que prisma for, se pode considerar "bem sucedido".

Perante as evidências que vão contra aquilo que o PS gostaria que tivessem sido os resultados, que faz o PS? Ignora o relatório da CNPD, inventa toda uma nova realidade, finje que as coisas são diferentes que são, e continuam a puxar a sua agenda. Os factos alternativos chegaram a Portugal, e, espantosamente, o partido que está por detrás disso é o Partido Socialista.

Os Portugueses merecem melhor.

tags: voto, electrónico, voto-electrónico, vote, e-vote, ps, cnpd, pt

How to scp with a jump host

18 de janeiro de 2023 — ~marado

The syntax isn't the most intuitive, I'm afraid.

If you want to scp files from a remote machine into yours, or vice versa, and you only have access to the remote machine via a jump host...

ie, if you need to

ssh -J jumphost:port remotehost

then, to copy files from remotehost to your local machine, you can do it by doing

scp -oProxyCommand="ssh -W %h:%p jumphost -p port" remotehost:/path .

tags: scp, jump, en

Merankorii Live at Club Tidal's Night Stream

19 de dezembro de 2022 — ~marado

Poster image for the festival

Celebrating the shortest?/longest? night (depending on where you are in the world), this year's Club Tidal solsice party is going to be a 24 hours festival, and my solo musical project Merankorii is going to participate by playing Cycle #35 (if you're in Portugal, that will be at 21:20, on December 21).

As some of you know, Yule is when my birthday also is, so this is a special celebration for me...

This online festival is going to be live streamed, so make sure to tune in during this 24h period and celebrate the Solstice by witnessing to people from all over the world livecoding sounds for your pleasure!

tags: Merankorii, live, music, tidalcycles, algorave, concert, en

Breve Introdução ao git, gitlab e github

12 de outubro de 2022 — ~marado

Todos os anos em Outubro acontece o Hacktoberfest: um evento que funciona como um concurso, em que se incentiva e promove a colaboração em projectos de Software Livre.

Tal como no ano passado, a ANSOL está a promover e facilitar a participação ao Hacktoberfest, apoio esse que vai ser pontuado com alguns eventos ao longo do mês.

Para começar, vou amanhã (dia 13 de Outubro, às 22h) fazer uma apresentação introdutória sobre git, ferramenta que é utilizada no Hacktoberfest, ainda que maioritariamente focando na sua utilização nas plataformas gitlab ou github - que são as usadas no evento.

cartaz do evento

Assim, estão todos convidados a assistir a esta pequena apresentação online e gratuita, mesmo que não tenham interesse em depois participar no Hacktoberfest.

tags: ANSOL, git, gitlab, github, hactoberfest, presentation, Free-Software, pt

Lamego 2022 - o antes e o depois

28 de maio de 2022 — ~marado
Poster da 5ª edição do Festival Literário 'Lamego Cidade Poema' Estou de regresso à escrita, e à Ficção Científica.

Desta vez, participo com um pequeno conto para o livro "Lamego 2022 - o antes e o depois", uma colectânia de textos nos mais variados formatos e estilos, que olha para a cidade onde nasci - não só como ela é hoje, mas na sua História passada e história futura.

O lançamento deste livro vai ser já no próximo dia 5 de Junho, enquadrado no festival "Lamego Cidade Poema".

tags: livro, escrita, Lamego, SciFi, pt

O Voto Eletrónico e o Solucionismo Tecnológico

08 de janeiro de 2022 — ~marado

"No estrangeiro, os portugueses votam principalmente por voto postal", diz a TSP, sublinhando que "este sistema já funcionava mal em vários países", mas que nas últimas eleições "não chegou praticamente nenhum voto da África do Sul", e que agora com a pandemia "o sistema postal está próximo do colapso em países tão evoluídos como o Reino Unido".

Então: nós que andamos nisto da democracia já há alguns aninhos, ainda não conseguimos fazer um sistema de voto por correspondência a funcionar decentemente. Um problema que tem, como solução, corrigir os problemas do sistema de voto postal, certo? Errado! Para a TSP - que aproveita para nos dar mais alguns detalhes sobre o que se passa com a proposta do voto electrónico remoto para as eleicões do CCP (agora sabemos que está a ser um trabalho conjunto do MAI, a AMA e o MNE) - a solução não é corrigir um sistema de fácil compreensão e tecnologia provada como o sistema de voto por correspondência, mas sim o voto eletrónico remoto.

Defendem que "Portugal é um país inovador e com técnicos de nível mundial, que podem produzir um sistema de voto eletrónico remoto seguro, testado e auditável", (sem dizer onde se basearam para fazer tal afirmação). Ficamos sem entender porque é que, se temos assim tão boas capacidades técnicas, como é que o voto por correspondência funciona tão mal - como é que não temos a morada certa dos eleitores, não sabemos explicar como se vota e nem sequer preparar boletins que caibam nos envelopes. Mas sim, vamos entregar-lhes a preparação de um sistema de voto electrónico, remoto, seguro, anónimo, fiável. O que pode correr mal?

tags: voto, electrónico, voto-electrónico, vote, e-vote, TSP, correspondência, voto-correspondência, pt